terça-feira, 6 de novembro de 2012
Trabalho de Campo Serra Santa Helena
FACULDADES SANTO AGOSTINGO – SETE LAGOAS
ENGENHARIA AMBIENTAL
TRABALHO DE CAMPO DA SERRA SANTA HELENA
Jéssica Natalie Alves da Silva
Ronaldo Fonseca
Sete Lagoas
05 de Novembro de 2012
LOBEIRA
Solanum lucocarpum St. Hil
Familia: Solanaceae
Encontrada no cerrado principalmente em áreas impactadas, foi a primeira planta que visualizamos na serra. É da mesma família do tomate.
MACAUBA
Nome cientifico: Acrocomia aculeata , Familia: Palmaceas, Planta característica do cerrado, possui frutos juntamente com as sementes comestíveis.
LIQUENS
Os liquens são bioindicadores da qualidade do ar, presentes nesta arvore em grande quantidade na cor branca puderam ser visualizados em diversas arvores no decorrer da caminhada.
SERRAPILHEIRA
De grande riqueza orgânica a Serrapilheira é composta pela folhagem das arvores que vão caindo, juntamente com dejetos de alguns animais, decomposição de alguns frutos, etc... Serve como fonte de nutrientes para o solo e vegetação, juntamente como esconderijo para alguns animais.
NINFAS AQUATICAS DE INSETOS (NAIADES)
Conhecidas também como ninfas aquáticas de insetos, as náiades são bioindicadoras da qualidade da água.
EMBAUBA
Nome cientifico: Cecropia pachystachya, Família: Cecropiaceae, ocorre geralmente em locais sombreados e úmidos, serve como morada para vários insetos inclusive formigas. Possui a madeira muito fraca.
ANEMIA
Nome cientifico: Hedychium coronarium Koehne, Família: Zingiberaceae, tipo de samambaia que ocorre em beirada de barracos em locais úmidos.
SAMAMBAIA DE BARRANCO
Nome cientifico: Dicranopteris nervosa (Kaulf.) Maxon, Família: Gleicheniaceae, Planta exclusiva de áreas abertas e ensolaradas, ocorre preferencialmente em barrancos ao longo de estradas.
BARRAGINHAS
As barraginhas são construções de miniaçudes ou poças de água ao longo das enxurradas para coletar a agua das chuvas evitando que elas se percam e lavem o solo, empobrecendo-o.
QUARESMEIRA BRANCA
Nome cientifico: Tibouchina granulosa, Familia: Melastomataceae, muito apreciada pela sua beleza pode ser usada para arborização urbana e projetos de paisagismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir